Afinal, o que é o metaverso?

Participantes ou espectadores: como os streamers vão usar o metaverso para entreter o seu público?

Participantes ou espectadores: como os streamers vão usar o metaverso para entreter o seu público?


Uma das principais características dos jogos é o seu potencial de conseguir reunir as pessoas com mais intensidade a cada dia. No passado, era comum ver um grupo de amigos em reunidos confraterniznado em casa assistindo televisão.

Atualmente, também não é difícil encontrar pessoas que assistem a streamings de videogames, por exemplo, ou a outras modalidades de jogos, como um streaming em tempo real do seu jogo favorito em Leo Vegas (leovegas.com/pt-br/cassino-ao-vivo). O fato é que só aumenta o número de brasileiros adeptos dessa modalidade de experiência coletiva, que tende a se expandir cada vez mais com o avanço da tecnologia, proporcionando conforto e inúmeras facilidades aos usuários.

Hoje em dia, é muito difícil falar de novas tecnologias, um mercado que a cada dia cresce mais, inclusive aumentando a procura por profissionais desta área, sem mencionar o metaverso. É cada vez mais claro que essa tecnologia tem tudo para ajudar a difundir ainda mais o streaming, tornando as transmissões ainda mais imersivas e desenvolvidas para todos.

Afinal, o que é o metaverso?

O metaverso é provavelmente um dos projetos tecnológicos mais ambiciosos dos últimos anos, que inclusive foi capaz de ajudar a influenciar na mudança de nome do Facebook, um dos gigantes da tecnologia.

O projeto tem como um dos objetivos principais a criação de um universo digital paralelo em que as pessoas podem interagir entre si sem barreiras físicas, apenas como avatares, em todas áreas que existem no “mundo real”. A ideia é criar um mundo virtual utilizando tecnologias extremamente avançadas, diminuindo os custos dos equipamentos que permitem a utilização destas para o usuário, como realidade virtual, criptomoedas e outros mecanismos que a tecnologia de ponta pode oferecer. O Brasil, ao lado de todas as grandes potências mundiais, também tem se preparado para difundir e aderir ao futuro próximo que se aproxima nessa nova realidade.

Além de ter a proposta de facilitar o dia a dia das pessoas, simplificando reuniões, pagamentos, investimentos, além de muitas outras áreas, o metaverso também tem o objetivo de popularizar e democratizar o acesso às informações e lugares, tendo em vista que o lugar físico onde uma pessoa se encontra não irá influenciar em nada a sua participação e deslocação nesse universo.

Como os streamers podem aproveitar o metaverso?

Para os streamers, o metaverso provavelmente é uma espécie de paraíso. Isso porque as transmissões ao vivo podem atingir um novo patamar de interação que promete entreter ainda mais o público. Se atualmente as pessoas podem interagir por meio de comentários ou participações nas transmissões em tempo real, imagine que todo o público tenha a possibilidade de estar reunido no mesmo local virtual em que o streaming acontece?

Isso possibilitaria ainda mais diálogos, perguntas ou mesmo interações coletivas durante a transmissão de um streaming de jogo, por exemplo, tornando o nível das interações sem qualquer distinção das que acontecem no mundo real, com o benefício de que as pessoas “reais” poderiam continuar no conforto de suas casas enquanto seus avatares percorriam o mundo.

O contato completamente imersivo do público nessa nova modalidade de streaming torna toda a situação ainda mais realista e envolvente. Os avatares presentes durante as “reuniões” poderão conversar com amigos, comer alguns petiscos e interagir com o restante do público enquanto assistem ao programa escolhido— é por isso que o metaverso promete ser uma alternativa ao mundo real que não deixa nada a perder.

A cada dia podemos conhecer mais sobre os recursos que serão utilizados no metaverso e é quase impossível levar a vida sem o uso dessas tecnologias. São incontáveis e ainda mais deslumbrantes as possibilidades que o metaverso pode oferecer com o passar dos anos, tantas quantas o mundo real poderia, com o benefício de não exigir nenhum deslocamento físico, nenhum engarrafamento ou imprevisto que poderia acontecer no meio do caminho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Deixe seu comentário